quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os toques e clubes de SMS ou de Telemóvel


Ultimamente anda na moda os clubes de toques, jogos e afins para telemóveis. Cada dia que passa mais se ouve falar do assunto, eu pelo menos, mais que não seja porque o meu amigo Baco_3 gosta de puxar a brasa à sua sardinha, e esta sempre a falar bem dessas empresas. Portanto cá vai a minha resposta a tudo isso, prepara-te Baco_3, e já agora Anónima, quero aqui frisar que nada tenho contra ti!

No entanto eu percebo perfeitamente que elas existem para ganhar dinheiro, e não para o darem aos clientes. Agora que acho que deve começar a existir legislação mais apertada, e que proteja os possíveis clientes, isso também acho!

Existe quem defenda que tal como em todos os mercados, neste também existe boas e más empresas, no entanto não me parece que alguma delas seja mais amiga que outra. Elas só existem porque geram lucros, que não devem ser pequenos, infelizmente não me toca nenhum, senão não estaria aqui a escrever isto, claro está!

Agora que discordo da maneira como é feita a captação dos cliente isso discordo! Porque não me parece que seja de nenhuma boa fé, o facto de qualquer pessoa, quer seja por distracção, por entretenimento, ou por outra razão qualquer colocar o seu número de telemóvel que deveria ficar logo associado a esses clubes. Mais, qualquer pessoa pode colocar o número de outra pessoa ficando esta cliente desse clube. Ok, Ok, esse telemóvel recebe uma mensagem a dizer que aderiu ao clube e que caso não queira ficar aderente deverá enviar um SMS para sair. Até aqui até parece ser uma situação correcta, mas não o é, tanto mais que se eu não pedi nada ainda tenho de gastar o dinheiro do SMS, para cancelar um serviço, que possivelmente eu não pedi! Mais que não conheço nenhuma outra actividade em que nos sejamos clientes por defeito, e temos de pedir para o deixar de ser, esta situação para mim é inédita.

Para não falar que se não responder a pedir para sair passa a receber até duas mensagens por semana no valor de 4€. Podem dizer que não enviar para sair é por burrice, mas aí eu terei de discordar mais uma vez, porque se para algumas pessoas o termo clube de SMS é um termo com que está familiarizado, existem muito mais pessoas para quem esse termo não tem qualquer significado. E não é por burrice dessas pessoas, pode ser por muitos factores, pode ser pela idade por exemplo, os meus pais tem telemóvel e se receberem um SMS desse conteúdo com certeza que não vão entender o que esse conteúdo quer dizer, e claramente não é por burrice! A única coisa que eles iriam estranhar é que a guita lá ia desaparecendo mês após mês.

Quase toda a gente já “caiu” ou conhece alguém que já tenha ”caído” nesses estratagemas. Eu conheço, e infelizmente foi a minha mulher linda (estou a plagiar o termo do Gorby, que cá para mim deve ter feito das boas para andar a escovar a mulher dele assim desta maneira) que semanalmente lá ia recendo duas mensagens, ainda por cima a dizer “Não é possível mostrar a mensagem … para a visualizar vá a este link”, e lá iam 4€ sem se dar por isso! E, sim chamo de estratagemas, porque não me parece que com essa táctica de angariação de clientes essas empresas estejam a agir de boa fé, ou vão me dizer que elas agem de boa fé nessas publicidades por exemplo? Se o agissem não mandariam uma mensagem a dizer “Para confirmar a entrada no clube envie um SMS para o XXXX” em lugar de “Aderiu ao clube, para deixar o clube envie SAIR para o XXXX”. Eu acho que seria muito mais justo, mas assim com certeza não teriam a quantidade de clientes que têm, muitos deles ainda sem saber que o são!

Um abraço,

30 comentários:

  1. Cheira-me que isto vai dar guerra, ai vai vai!!!

    Tu e o Baco andam a picar-se um ao outro nos blogues e isto vai acabar mal, e eu não defendo ninguém que sou amigo dos dois!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Carta aberta/comentário ao post em questão.

    Pois é...Antes demais ambos concordamos que este mercado tem que ser legislado de forma mais severa para proteger o consumidor.

    A legislação já saiu para gáudio de muita boa gente mas como em todo o lado existem clientes e cliente...vá...para o asno e dou-te já aqui um exemplo no outro dia estava a ler um portal de reclamações em que para variar o tanso se estava a queixar de ter sido gamado por esses clubes de toques e afins moveis, depois rematava para quem o quisesse ler dizendo qualquer coisa do género, “nem que tenham que dizer que o telemóvel é do vosso filho e que eles não podem cobrar estes valores a menores”, com este tipo de comportamento que queres que diga a um gajo destes…

    Sim estas firmas visam o lucro tal como a empresa onde trabalhas e sim como tive o cuidado de escrever no meu post o método tinha que ser mudado porque as pessoas iam atrás daquele toque jogo ou teste de Q.I. e depois esqueciam-se de sair do clube.

    A forma como avalio este tema e, como sabes, tem que ser de perto porque apesar de não estar ligado ao negócio mobile conheço-o bem.

    Como também já te expliquei eu não posso pedir um toque com o teu número de telemóvel, ou seja, como não percebeste vou fazer um desenho:

    Pedido feito por telemóvel » » » Recepção do pedido no telemóvel e indicação de inscrição num clube com as respectivas instruções para sair do mesmo ( cobrança do valor e se não saírem do clube são debitados valores semanais ) .

    Tens ainda a hipótese de fazeres o pedido através de um site nesse caso o funcionamento é o seguinte: Pedido feito por internet » » » Recepção de um “link” para fazer o download do pedido no telemóvel indicado no site » » » Se fizeres o download recebes a indicação de inscrição num clube com as respectivas instruções para sair do mesmo ( cobrança do valor e se não saírem do clube são debitados valores semanais )

    PORQUE RAZÃO AS PESSOAS IGNORAM A MENSAGEM DE SAIR … BURRICE!!!!.

    A seguir focas o tema dos teus pais que são pessoas idosas e porque já estava á espera que o fizesses já tinha resposta para ti … mas tu respondeste á mesma quando escreveste “pode ser pela idade por exemplo, os meus pais tem telemóvel e se receberem um SMS desse conteúdo com certeza que não vão entender o que esse conteúdo”, e eu repondo se não entenderem na pior das hipóteses não fazem nada logo nada é o que lhes é cobrado.

    Termino dizendo que aquilo que te queixas no final do teu post já foi alterado por legislação que sim também protege os burros que tem o direito de o ser e reiterando que também sou adepto de uma legislação mais clara.

    Esperando não ter que tocar neste assunto outra vez e espero ter esclarecido que ninguém é roubado mas realmente é a prova provada que cada vez existem mais “analfabetos literatos” porque sabem escrever e supostamente ler mas não lêem.

    O melhor é estar atento na utilização destes serviços não é um bicho de sete cabeças e se os clientes não estão satisfeitos devem reclamar em última instância e apesar de não acreditar na justiça portuguesa europeia ou até mesmo mundial deixo aqui a frase cliché “Os tribunais existem para quê !!!!”.

    ResponderEliminar
  3. P.s: Na tua ansia de ganhares dinheiro fazes publicidade ao "relógio louco" e advinha a quem estás a fazer publicidade....

    ResponderEliminar
  4. Na parte da internet não é bem assim:
    a pessoa vê uma página de inetrent com a campanha, se tiver interesse em ter esse produto insere na devida janela o número de telemóvel em questão. Imediatamente a seguir recebe um sms no seu telemóvel com um código que deve inserir nessa página onde anteriormente inseiu o número de telemóvel...isto chama-se confirmação de que está mesmo interessado em receber aquele produto.

    Logo, nunca em vez nenhuma se consegue inscrever uma outra pessoa sem ter o aparelho na mão.
    Vamos fazer um exemplo:
    Jmagalha deixa o telemóvel em cima da mesa do trabalho e vai à casa de banho, alguém vê o telemóvel sozinho e por maldade vai a uma página dessas recebe a senha no telemóvel do JMagalha, inscreve-o na campanha....isto sim...fica subscrito, pois estava com o telemóvel em questão, digitou o número de telemóvel n página da campanha , recebeu um sms com um código no seu telemóvel e inseriu esse código nessa mesma página....

    Mas fantasmas não há, logo por mais que se coloquem números de telemóvel nas páginas de campanha...não dá para subscrever esses números "ao calhas" pois não os temos em nosso poder....

    uff...agora vou trabalhar.

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Fod**...!!!! Eu andei a avisar nem quis crer!!!

    Agora o verniz estalou! Eh, eh, agora é que isto está a ficar bom!! Uh, Uh!

    One, two, three FIGHT!

    Ah, ah, ah!! Ó Quim, não te fiques pá!

    Uh, uh, uh, ó Baco, ele quer bater-te!!!

    Abraço aos dois!

    ResponderEliminar
  6. Peço desculpa, mas este teclado de vez em quando come letras:
    ERRATA: INTERNET e INSERIU

    ResponderEliminar
  7. Neste momento o jogo está 2-1 com vantagem para o Baco! Entretanto, Baco lança em campo a anónima (olá como vais, tudo bem?) que ataca Jmagalha pelo flanco! Vamos aguardar para ver como se desenrola este jogo!

    Abraço e beijinho à anónima!

    ResponderEliminar
  8. E o jogo vai avançando, a anónima mostra algum nervosismo ao errar ao passo que Jmagalha revela algum medo ao não se defender! Será que dá o jogo por perdido? Voltamos já com mais notícias deste jogo emocionante!

    ResponderEliminar
  9. Mau quem é que anda aqui !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. não prometo ganhar a luta, mas já agora porque razão vejo neste BLOG 2 publicidades a conteúdos de telemóvel???Caro JMAGALHA, ganha aguma coisa se as pessoas clicarem nestas publicidades?? (aquelas que refers serem prejudiciais para os bolsos dos amantes de conteúdos de telemóvel???!!! eheheh

    ResponderEliminar
  11. Já agora o post está com data de 13 de maio... 2 dias para me responderes !!!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Bolasssss ... isto agora sim já dá gozo comentar hehehehe...

    Ó Jmagalha esta agora é que foi.... estava aqui a viajar no teu post e chego ao vi e vejo a publicidade... e eu na minha boa fé (já que é o blog de um gajo amigo e tal...) vai de clicar,,, e já agora tive curiosidade, cliquei e aparece logo a publicidade que tanto criticas... Já agora esclareço que aparece a seguinte informação "A subscrição deste serviço tem um custo de 4 (quatro) Euros por semana" e nem sequer é com letras pequeninas por isso no meu entender só não lê quem não quer!!!

    ResponderEliminar
  13. Bem como alguém tinha de trabalhar, demorei a responder, mas cá vai!

    Continuo-o a afirmar que BURRICE não deveria ser o termo, mas apenas estou a expressar a minha opinião. Para ti tudo é muito simples, porque como bem o disseste, conheces o negócio de perto, no entanto pode existir pessoas que na boa fé apenas queira ver o resultado do suposto jogo. No entanto eles não tem razão para ir para o tribunal, porque estava tudo lá escrito, em letras pequeninas, mas estava escrito. Agora de ser em boa fé não me lixem! Porque isso é como dizer que a Banca, quando faz aquelas promoções de cartões e depósitos colocando aquelas letras pequeninas em que contradiz o que realmente nos querem vender também estão em boa fé!

    Quanto à publicidade é pertencente à Google, é ela que a gere, claro que se clicarem eu recebo uns cobres valentes :)

    O post é de 13 de Maio porque foi quando decidi fazer o post, guardei o título e só ontem consegui escrever... Ainda existe gajos com coisas para fazer!

    Um abraço e beijinhos à Anónima!

    Valeu a pena ter escrito, mais que não seja por ter tantos comentários :) Com ou sem razão valeu a pena!

    ResponderEliminar
  14. Mau! Também tu Aluana! E eu a pensar que tinha alguem do meu lado ... Só me sairam traidores!

    ResponderEliminar
  15. Jmagalha quando era puto e um menino não sabia a tabuada ou se portava mal ia para o canto da sala com orelhas de burro !!! Daí a expressão me parecer adequada.

    Da banca ( tema que falei no meu post ) só critico a falta de exposição e mediatização desses casos como acontecem com os toques para telemóvel.

    Tudo o resto julgo que se podia resolver reclamando com os fornecedores do serviço, tribunais como sabes nem pensar.

    Escreves que tens que trabalhar mas os meus querys continuam parados.

    ResponderEliminar
  16. Quanto a isso, pode ou deve ser BURRICE, mas não minha porque não tenho nada a ver com isso :)

    ResponderEliminar
  17. Só tenho uma coisa a dizer, neste assunto.
    Aprendam a ler e vejam também as letras pequenas.
    Se não sabem ler as regras do jogo, não o joguem, porque quem fez as regras tem sempre razão, e nunca os jogadores ....

    E tenho dito

    ResponderEliminar
  18. Eu não sou de intrigas mas cá para mim isto resolvia-se ao murro, é pá, diz que disse e eru faço e aconteço.... mauuuuuuu!!!

    Porrada é que é!!!!

    Às 14h45 nas escadas para o 5º piso!

    Não vale ajudas com chicotes!!!!

    Porrada, porrada!!

    ResponderEliminar
  19. Chicote só se for para dar ... não faz o meu genero para levar com eles :)

    Agora se for para andar agarrado um ao outro eu mando o Jony em meu lugar :)

    ResponderEliminar
  20. Magalha, já vais levar o Baco agora andas a ver se levas do Jony não? Quer dizer, tu também és esperto, metes-te com o Joãozinho porque ele não tem braços!

    ResponderEliminar
  21. Opa o que vocês querem sei eu .... cabedal, vocês estão a ver é se levam é com o cabedal em cima ... td á estalada ....

    Eu fico com os direitos do filme

    ResponderEliminar
  22. luta de espadas?? mas vcs não trabalham???

    ResponderEliminar
  23. Anónima, não digas nada!!!! Deixa-os andar que isto ainda vai dar porrada!!!!! Isso é que era! Eh Eh!

    Mas não te preocupes que se der mesmo eu defendo o teu homem!!! O JMagalha é do Nuorte, tou contra ele!!

    ResponderEliminar
  24. Estava a pensar, e ligarmo-nos no menseger e falarmos todos, dava menos trabalho não?

    ResponderEliminar
  25. Olha que se for para andar a porrada eu chamo mais uns ... Trago umas fotos minhas e voces vão ver ... Quer dizer, não vêm porque eu fujo a sete pés ...

    ResponderEliminar
  26. Pode ser no messenger ou então criar um clube de SMS para mandar comentários!

    A Anónima pode precaver isso :)

    ResponderEliminar
  27. Bem enquanto estou a trabalhar volto aqui e o que vejo ... Ameaças de porrada chicotes cabedal e pessoal s/braços e tal. VÃO MAS É TRABALHAR SEUS PORCOS !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  28. Porcos???? Queres ver que agora quem te vai às ventas sou eu!!!!

    Ai levas levas!!

    ResponderEliminar
  29. Cabedal e chicotes uiii tá bonito tá :) Ok eu na 2ª feira levo o placard para assinalar os rounds... lolol... eu voto no baco,,, já disse... ele é maior, grande hehehehe !!!

    ResponderEliminar