segunda-feira, 27 de abril de 2009

Antes e Depois do 25 Abril


Inspirado pelo Post do Baco_3 (o mestre dos Post's) e depois de ver o programa Grande Reportagem de ontem (dia 26-04-2009) na SIC sobre o Marcelo Caetano deixo aqui alguns dos meus pontos de vista do antes e depois do 25 de Abril.

Antes as eleições eram apenas para algumas pessoas ir votar, eram entregues apenas a os boletins de voto para votarem na pessoa indicada.
Hoje todos temos direito de voto, embora a escolha não agrade a quase ninguém! Mas infelizmente muitos de nós não o aproveitamos e daí termos uma abstenção elevadíssima!

Antes não podíamos expressar qualquer sentimento contrário ao do Estado Novo, porque era sinónimo de cadeia!
Hoje felizmente podemos expressar a nossa opinião em tudo e sobre tudo.

Antes a justiça era implacável, e à custa disso o crime era diminuto.
Hoje o crime avança a passos largos, a justiça não tem capacidade para o travar, é benevolente com a maioria dos casos e de decisões dúbias sobre casos de algumas pessoas, entre eles políticos e famosos.

Antes havia demasiada fome, demasiados pobres e falta de comida.
Hoje existe pobreza, mas muito menos fome.

Antes existia a guerra de ultramar para onde tinham de ir todos os homens/rapazes portugueses e que voltavam sabe-se lá como!
Hoje felizmente só vai para a guerra quem quer!

Antes os governantes, governavam pela pátria, não se enchiam de dinheiro à custa do povo! Não existia sinais de riqueza vinda de não se sabe onde nos governantes.
Hoje vai-se governar para enriquecer, quantos conhecemos nós com cargos públicos que são implicados em casos de corrupção.

Ficou-me na memória uma frase da filha do Marcelo Caetano, que depois de ela ir com ele a acompanhá-lo numa visita oficial, teve de comprar roupa e chapéus e no fim ele lhe disse:
"Quanto é que gastaste? Para eu te pagar do meu bolso porque tu não tens direito a despesas de representação."

Hoje acho que isso seria impossível de acontecer!

No entanto, e apesar de não ter vivo nessa época, continuo a ter a certeza de que prefiro o Portugal de hoje! Também eu acho que este não foi o país que quem liderou o 25 de Abril pretendia. No entanto também nos cabe a nós tentar que Ele seja um pouco melhor.

No entanto não nos podemos esquecer que a nossa liberdade termina aonde começa a liberdade da outra pessoa!

Um Abraço,

1 comentário:

  1. Muito bem tocas-te na ferida, e expressas o que um descendente de Abril sente, resumindo...Mudem os politicos e a Justiça e já é um princípio, Quanto ao VOTAR votem bem que seja PS ou PSD (se quiserem ir com a carneiragem).

    ResponderEliminar