sábado, 18 de abril de 2009

Envelhecer sim, mas com qualidade de vida!


Se há coisa que não escapamos é do envelhecimento, pois é, para quem ainda pensava que escapava pode-se consciencializar que não escapa. Não conheço ninguém que não envelhecesse e isso do elixir da juventude é tudo treta. O único caso que se tem ouvido falar é mesmo só o do filme “O Estranho caso de James Button” mas como disse é só mesmo em filme.

Estou a escrever isto porque ultimamente tenho andado a pensar neste tema. Não sei se foi por ter encontrado um pelo branco no peito! Sim porque na cabeça tenho-os tirado (por isso é que começam a restar poucos!).

Mas voltemos ao essencial. Apesar de achar que a melhor idade que poderemos ter é os trintas, pois, é nesta idade que temos a nossa independência, tanto financeira como intelectual no auge, ainda temos a energia e a genica para fazer tudo o que pretendemos. No entanto, começo a compreender, no verdadeiro sentido o que realmente significa o termo PDI (Puta da Idade). É que tomamos consciência que o nosso corpo já começa a ter dificuldade em regenerar-se dos nossos exageros: de uma noitada, de umas bebidas a mais na noite anterior, de uma futebolada mais intensa, de um serão de trabalho. O que antigamente passava em pouco tempo, com o avançar da idade já começa a demorar a recuperação. No entanto, nem são estas coisas que mais fazem pensar, mas sim o que nos espera numa fase mais adiantada da vida, na fase em que começamos a ser tratados por idosos ou velhos. Eu cada vez acho mais que o conhecido ditado “velhos são os trapos” tem cada vez mais razão de o ser, porque as pessoas idosas ainda têm muito para dar.

Quantos de nós não passamos muitas vezes por pessoas de idade e olhamos com carinho para elas e para o que estão a fazer porque nos recordam os nossos familiares mais próximos?

E nós como vamos estar quando lá chegarmos? Vamos ter ainda genica para viver? Vamos ter objectivos ainda para atingir? Ou pelo contrário vamo-nos apenas arrastar à espera do fim?

Eu espero viver muitos anos ainda, e honestamente a velhice não me assusta, o que realmente me preocupa é não poder ter a certeza que a vou poder viver com o meu conceito de qualidade de vida. Estarei preparado psicologicamente para abdicar de muitas das coisas que hoje gosto de fazer? Ou para alterar o modo como as faço? Espero que sim! E espero especialmente poder usufruir da velhice, porque acho, sinceramente, que ela tem o seu encanto, desde que vivida com saúde, noção da realidade e em perfeito juízo, e acima de tudo com a minha companheira e amiga de sempre. Porque se assim não for então prefiro ter menos etapas e que Deus, ou alguém que nos guia, me dê essa benesse de não andar por aqui a sofrer ou fazer sofrer quem de mim goste.

Infelizmente, e como já o Baco_3 documentou anteriormente, não é fácil ter uma boa velhice, no entanto acho que o mais importante de tudo é não ter uma velhice solitária, porque a pior coisa do mundo é envelhecer-se sozinho.

6 comentários:

  1. Estimado Jmagalha este é realmente um problema o que fazer aos nossos idosos e quanto a nós resta-nos esperar que quando for a nossa vez a coisas estejam melhores apesar de agora não estar muita esperança, um abraço

    ResponderEliminar
  2. Não há como fugir , a velhice é um desaforo .Muitos textos , de vários matizes de humor já foram escritos sobre o tema o final é sempre o mesmo: desconsolo.
    Seu texto é ótimo mas eu não sei o que é genica.Não encotrei no dicionário.Seria força , ânimo para vver?

    ResponderEliminar
  3. Olá Magui, genica é um misto de força, vontade e ânimo para viver. E Obrigado pela visita ;)

    ResponderEliminar
  4. Velho não é ... cuida mas é das costas ... a PDI não perdoa

    Abraço e as melhoras

    ResponderEliminar
  5. Tudo muda com a idade assim como os nossos próprios gostos... imaginem daqui a uns bons anos... vamos ter de mudar o café das 16h para a o descafeinado das 16h acompanhado de uma bela da cartada ou do jogo da malha,,, ou nao porque as costas do jmagalha nao deviam aguentar ... lolol

    ResponderEliminar
  6. Então sr. Jmagalha, anda empenado!? Fim de Semana louco, já estou a ver!

    Tu sabes o que penso acerca da velhice e aliás já escrevi sobre tal! Bom Post!

    Abraço!

    ResponderEliminar