quinta-feira, 23 de abril de 2009

O RVCC




Não, não é nenhuma marca de vinhos nem uma marca daquelas coisas que o Jony anda a fumar! RVCC é a sigla para Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Para mim, na prática é mais uma daquelas grandes trapalhadas que o nosso PM (para quem não sabe é o Nosso Primeiro Ministro) em conjunto com a Ministra da Educação se lembrou de inventar para a nossa educação! Mas será que ela não se vai embora juntamente com a amiga Margarida Moreira da DREN!

Após uma visita ao site do IEFP consegui descobrir uma interessante descrição:
“Enquadrado na Iniciativa Novas Oportunidades, o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) permite aumentar o nível de qualificação escolar (RVCC Escolar) e profissional (RVCC Profissional) da população adulta, através da valorização das aprendizagens realizadas fora do sistema de educação ou de formação profissional.”

Realmente isto é uma Nova Oportunidade, porque ter equivalência assim com estas coisas é mesmo uma oportunidade única!

Na prática os RVCC é uma manobra, infeliz, para este governo poder apresentar junto da EU uma melhoria substancial no nível de formação dos portugueses. E para dizer na sua campanha eleitoral que fez chegar a educação a uma maior faixa da população Portuguesa. Mas quem é que querem enganar? Acham que os portugueses depois de conseguirem o 4º, 6º, 9º ou 12º Ano com estas oportunidades vão ficar mais qualificados? Só no papel mesmo, porque na realidade os RVCC são única e simplesmente uma elaboração de um Curriculum Vitae detalhado sobre tudo o que se fez na vida (inclusive até se pode, algumas vezes influenciados pelos mentores, acrescentar alguma coisita mais ao texto). Conclusão, os jovens vendo isto devem ficar a pensar para que andar a estudar, marrar e queimar os fusíveis (pronto não são assim tantos os que isto acontece) para terminarem o 12º ano no ensino regular quando se não o terminarem o podem concluir depois com estas fantochadas? Mais, é uma verdadeira injustiça para quem andou a estudar fazerem uma equivalência destas. Pior ainda é existir casos de pessoas que tiveram equivalência de 12º Ano e mal sabem ler ou escrever, mas como alguém lhes fez um currículo bonito e muito bem elaborado tiveram aprovação.

Note-se que eu sou dos que acho que todos deveremos ter formação, mas formação a sério que nos ajude a progredir, e que essa mesma formação seja valorizada nos nossos empregos.

Mas afinal é isto que se pretende, ter portugueses que no papel são muito bem formados e com níveis de educação elevados e que na prática persistem com a formação actual, desde que continuem a votar nestas pessoas que em lugar de preparar o país para o futuro pensando a Longo Prazo, só pensam em prazos de 4 anos para serem eleitos.

Sei que para raros casos estou a ser injusto, para esses casos as minhas desculpas.

De uma coisa tenho a certeza, que a esposa do Gorby vai concordar comigo, pois estou a dizer mal da ministra que ela tanto gosta!

Deixo aqui um vídeo que está muito próximo da realidade.




Mas não pensem que este governo fica por aqui, está já a pensar no próximo passo para uma melhor formação como mostra este documentário, quem sabe se inspirada no curso que o PM tirou.

3 comentários:

  1. Mais não podia concordar, na exepção de que estás no pais errado para adoptar de quem tem formação devia valorizada na profissão ... cá funciona quem tem a cunha mais apropriada ... dai o nosso PM ser Engº ... das obras feitas por outros

    ResponderEliminar
  2. Bom post meu amigo, concordo plenamente com o que escreves e quanto à minha mulher não sei, mas aposto que de certeza também vai gostar, não estivesses tu a falar mal da Ministra!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Concordo sim senhor! Mas esta é a educação que temos no nosso país... é tipo farinha para bebés, é instantânea!!!

    Mulher do Gorby

    ResponderEliminar