segunda-feira, 6 de abril de 2009

Fim-de-semana Alentejano!


Hoje vou tentar relatar um pouco do que de bom teve um fim-de-semana passado no Alentejo.

Como verdadeiro turista o dia de sábado começou cedo, despertar 9:00 da manha! Mas como a janta de sexta tinha sido pesada e a conversa até tarde lá fiquei a dormir até as 10:00 para recuperar, é que se vamos para o Alentejo temos de nos entranhar na sua cultura! Lá consegui sair de casa era 11:00h da manha e rumo a Évora!

Viagem tranquila, e toca a sair em Montemor (sim porque o Alentejano Entronhado disse-me para sair em Montemor que a saída de Évora ficava muito mais longe, mas o parvo sou eu que ainda acredito nestas coisas), no entanto valeu a pena porque a estrada era bonita para apreciar e era quase auto-estrada, ficava paralela à mesma e com uma paisagem nada característica pois era verde! Já nem o Alentejo é a mesma coisa, sempre me disseram que era uma paisagem mais seca.

Depois de lá chegar, foi fazer check-in no hotel (mesmo junto às muralhas) e rumo à cidade antiga (e única, porque Évora é quase só o que existe dentro das muralhas). Muito bonita, bem conseguida, limpa...) Passado 45 minutos já tinha percorrido quase tudo :)
Entretanto chega o Neves e lá vamos almoçar no Restaurante Cadaval mesmo junto ao templo de Diana. Templo este que nada deixa a dever a muitos outros templos romanos encontrados por esse mundo fora. Sim e como um pouco de cultura não fica nada mal a ninguém cá vos informo que as colunas são decoradas ao estilo coríntio. Desta cidade ressalvo este templo, a capela dos ossos e a sua frase enigmática na entrada (se não sabes qual é tens de lá ira para descobrir!) e a praça do Giraldo( ou Geraldo, existe os dois nomes) onde se passa um bom bocado sentado nas suas esplanadas a ouvir uma musiquinha da Tuna :)



Domingo mais uma vez toca a acordar cedo... Pequeno-almoço pela madrugada (10:00 horitas) e saída em direcção a Monsaraz, vila medieval muito bonita para visitar com suas muralhas e castelo de onde se tem uma bela vista sobre a albufeira do Alqueva que seguida da visita à nova aldeia da Luz, mesmo só aldeia porque pessoas não se avistam! Mas depois de visitar estas vilas/aldeias cheguei à conclusão que o Alentejo deve mesmo estar despovoado pois não se encontra viva alma, casas de portas e portadas fechadas e até os restaurantes fechados!





Após visita da barragem do Alqueva foi voltar a Lisboa sem antes passar novamente em Évora para uma visita da Sé que além de ser pequena comparada com algumas mais conhecidas não deixa de merecer a justa visita.

Como não poderia deixar de ser a chegada a Lisboa terminou com umas bolas de gelado na casa das sopas para retemperar do fim-de-semana muito cansativo, pois acordar tão cedo custa!

Um abraço,

1 comentário:

  1. Na me digas que tambêm foste tomar banhú com às arrãnzes!!!

    Abraço!

    ResponderEliminar