quarta-feira, 25 de março de 2009

Os vários Tipos de Amizade.

Caros leitores, hoje decidi internacionalizar o meu blog, é verdade, estava na hora e então decidi escrever em estrangeiro este post! Hoje vou escrever à Mouro, ou se preferirem à lisboeta :)
Mas esperem lá! Os lisboetas conseguem ler, o falar é que é diferente! Para isso tinha de escrever cantado... Acho que vou esquecer isto entao! Mas então vamos lá voltar ao tema que me trás aqui, os vários tipos de amizade!

"Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afectiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente." By wikipedia

Esta é a definição de Amizade, retirada da wikipedia. E nós que tipo de amizades temos? Hoje em dia temos por habito chamar amigo a todos os nossos conhecidos, mas será que se perdeu o sentido de amigo! Hoje dei por mim a pensar (sei que é difícil de acreditar mas é a pura verdade!) nisso e achei que deveria escrever algo sobre o assunto.

Eu cá acho que temos estas amizades, que são as que me lembro agora:

Conhecido - Pessoa que apenas conhecemos, quase que não nos falamos, não existe grande confiança entre ambos. A conversa nunca vai muito mais longe que um simples "Bom Dia!", "Boa Tarde!". Muito frequente entre vizinhos em cidades como Lisboa.

Colega - Pessoa que conhecemos e em quem mantemos alguma confiança, mas não muito intima. Normalmente temos os nossos colegas de trabalho, escola, ginásios. Existe uma relação muito superficial, apenas o necessário para conviver ou profissional.

Agora seguimos para a categoria dos amigos.

Amigo Conveniente - Aquele que apenas tem amizade por conveniência dele próprio(a), quando tem interesse no que possamos propiciar.

Amigo Virtual - Muito em voga hoje em dia, é aquele que apenas conhecemos pela internet. Há também os que chegam a ser namorados virtuais!

Amigo Fodilhão - Aquele que está sempre a ver quando nos pode Fod*r! (prinicpalmente pelas costas) Faz-se passar por amigalhaço mas está sempre a ver quando nos pode enterrar! Normalmente encontrado nos locais de trabalho!

Amigo(a) Colorido - Aquele(a) com quem passamos uns momentos mas coloridos, ou se preferirem, com quem se dá umas! Relacionamento sem compromissos e aberto (no verdadeiro sentido da palavra!)

Amigo - É aquele amigo com quem temos uma relação de amizade pura, com quem se passa bons momentos sem estar preocupado em levar uma facada nas costas.

Verdadeiro Amigo - É aquele amigo, o verdadeiro, esta secção é muito restrita, apenas se costuma ter 2/3 verdadeiros amigos. São aqueles em quem podes confiar tudo. Se precisares eles tiram a camisola para te dar sem pedir nada em troca. Não precisas pedir ajuda porque eles bastam olhar para ti para perceber que precisas.

Obvio que haverá mais categorias mas de momento não me estou a lembrar agora.

Acho que o amigo, e apenas amigo, é uma relação que vai crescendo e se solidificando. Eu falo por mim, tive a sorte de ir encontrando alguns amigos desde que fui para longe da minha terra (sim a terra das famosas 65 casas). No entanto, já tive o “privilégio” de ter algumas pessoas a passar de umas categorias para outras, pena que tenham descido na cadeia mas pronto! Mas é de referir que vocês, amigos do já famoso café das 16:00, são para mim, uns “AMIGOS”!

Não posso terminar sem referir uma frase que o Nicolau Breyner proferiu ontem numa entrevista no programa "Bairro Alto", excelente programa diga-se. "Nós devemos estar sempre casados com a nossa melhor amiga!"
Frase que eu subscrevo na totalidade e tenho a sorte de poder dizer que estou casado com a melhor amiga!
Porque essa melhor amiga, é aquela com quem nos sentimos bem perto, de quem sentimos falta, de quem podemos conversar sobre tudo, de quem temos gostos similares, de quem... acho que se estiveres bem casado (como felizmente é o meu caso) percebes esta frase!

Um abraço,

6 comentários:

  1. Uhh, uhhhh, não consigo parar de chorar, até estou emocionado!!

    Amigo, sim leste bem, amigo porque te tenho como tal, gostei muito do teu Post, sincero, e partilho contigo muito daquilo que escreveste, também sei bem quem são os meus amigos (café das 16h00) e com quem posso contar!

    Entretanto, também eu tenho a sorte de estar casado com a minha melhor amiga, a minha mulher está acima de tudo e nela vejo-me a mim, e é das melhores sensações que podemos encontrar!!

    Abraço AMIGO!!

    ResponderEliminar
  2. Julgo que acima de tudo não é dizê-lo mas senti-lo quando estou num sítio rodeado de pessoas que não me querem mal e sentimos as mesmas coisas de forma desinteressada e verdadeira a essas pessoas eu chamo AMIGOS ( tá bem a malta das 16 está incluída ) , revejo-me na frase do Nicolau e a melhor coisa que me acontece todos os dias é chegar a casa e estar junto da minha mulher.Muito bom post Parabens!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Sim Sr ... Amigo... Isto hoje é que foi mesmo do fundo do coracon (mais um que rima com Famalicon)!!! Gostei :) Eu pronto ...agora já sei o que fazer, quando encontrar o meu melhor amigo caso-me lolol...
    Agora a sério acho que foi o teu melhor post estiveste bem hehehehehe!!!

    ResponderEliminar
  4. Então trata de o encontrar rápido, porque qualquer dia um dos requisitos para o Gang é estar (bem!) casado. Quanto às rimas estas a brincar com o fogo! :)

    ResponderEliminar
  5. A mim também me vieram as lágrimas aos olhos!...
    Também eu estou casada com o meu melhor amigo!
    Beijos

    Nocas

    ResponderEliminar
  6. Opa isto é mt bom Post sim Sr .. e posso subscrever os AMIGOS das 16. Mas popem-me um bocado, vocês estão a ficar um bocado lamechas ..... tenho que chamar o forcado ou que ... vamos a homemzar ... :D

    ResponderEliminar