segunda-feira, 23 de março de 2009

Viagens de Alfa-Pendular

Hoje vou escrever sobre o alfa-pendular, sim porque eu também ando de transportes públicos (não és só tu Gorby!). Decidi falar hoje sobre este meio de transporte por duas razões, uma boa e outra má, e ambas porque me aconteceram durante as viagens deste fim-de-semana!

Acho que vou começar pela boa. É que finalmente, e já vai umas valentes semanas, que o alfa na passada sexta-feira chegou no horário! É verdade, chegou a todos os destinos e a mensagem no seu painel de informações dizia “Próxima paragem «Nome Localidade». Vamos chegar no horário previsto.” ou se preferirem “Next Stop «Nome Localidade». We will arrive on Schedule.”. E garanto que já não me lembrava de ver essas palavras! (apenas aparecem na viagem de volta a Lisboa e nas primeiras estações e como já vou a dormir não as vejo).

A má, é que depois de uma sexta-feira em que o comboio chegou a horas tinha de haver uma segunda-feira em que ele se atrasou uns 40 min! Fo**-se! Que sorte a minha!

Mas foi aí que me lembrei de escrever este Post, comecei a relembrar tudo o que já me aconteceu nas minhas constantes viagens de Alfa. E acho que já me aconteceu quase de tudo!

Para começar o defeito deste meio de transporte é que temos de chegar a horas! É que não passa outro 5 minutos depois, temos mesmo de chegar no horário. Não me posso queixar porque apenas perdi um nestes anos todos de viagens, e já lá vão quase 4 anos! E se há coisa que me chateia é eu ter de chegar a horas!
Mas porque razão é que ele apenas parte a horas e não se lembra de chegar a horas também! Não sei se dá para reparar mas isto deixa-me chateado! Cá para mim deve ser para o Sócrates ter razão em querer avançar com o TGV!

Outra coisa que me deixa chateado é que o comboio apenas atinge a sua magnífica velocidade de ponta de 223 Km/h entre Coimbra e Aveiro e uns Kms entre Aveiro e Gaia, é essa a altura em que eu vejo, no lindo painel de informações vermelho (por falar em vermelho, também podia estar a escrever sobre a magnifica vitória do glorioso no sábado sobre os lagartos mas isto do comboio deixou-me mesmo chateado!) e dizem (sim dizem porque eu não vejo, nessa altura já estou a dormir) que também atinge essa velocidade à saída de Lisboa. O resto do caminho vai a fazer sorna, demora 1h:40 min para chegar a Coimbra e depois demora 1h para chegar ao Porto!

Outra coisa é a razão dos atrasos, acontece de tudo! Desde avarias no Comboio e ter de trocar para outro, Comboios avariados na linha, incêndios na via ou na berma, inundações, greve dos maquinistas (devem ser os gajos que mais greves fazem neste país, de certeza que são todos comunas) gajos que se metem à frente do comboio para serem atropelados (mas será que ele não têm mais nada que fazer que se meterem à frente do comboio ás 7h da manha! Fdx! Que ficassem na cama!), como aconteceu mais uma vez hoje.

E as pessoas que andam de alfa? Ele há cada cromo! Digo que já vi alguns dos bens difíceis! E uns postais também! Bem o que vale é que eu tento sempre arranjar bancos individuais, mas quando não consigo aparece-me uns jeitosos. De tudo também, já me apareceu de tudo! Desde freiras, gajos a ver filmes de auscultadores e com o som do portátil ligado, um gajo que o Baco ao pé dele era magrinho! E que ia a suar como um porco! Gajos que devem surdos porque eu com os meus auscultadores ia a ouvir a musica dele, meninas jeitosas também tem aparecido! Tias, gajos a falar ao telemóvel que o deviam ouvir na carruagem do lado (mas eu isso já estou habituado, conheço um que quase não precisa de telefone, à altura que fala o gajo onde estiver devia ouvi-lo!), Um gajo que mais parecia saído de uma semana académica (com uma roupinha de hippie e botas todas cheias de lama!) e até historias das noites de uma gaja (sim não tem outro nome) já tive de ouvir. Veio a viagem no banco atrás do meu e veio o tempo todo a falar com outro gajo como foi bom ter ido beber uns copos e que gostou de dançar, e depois lamentasse das saudades do filho! E o marido que ficou em casa? Esse não teve ela pena! Ou de mim que tive de a aturar a viagem toda!

E isto eu garanto, é só uma amostra!

Portanto Gorby, as tuas viagens de Metro não são assim tão más!

Um abraço,

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário hoje vai ser grande por isso prepara-te!!!

    1- para começar tu andas 2 vezes por semana de Quim (expressão usada por nós lisboetas para nos referirmos ao comboio e não a ti) enquanto eu ando 2 vezes ao dia! 1-0 ganho eu!

    2- "e já vai umas valentes semanas, que o alfa na passada sexta-feira chegou no horário!" O quê pá! Não quererias dizer.. "e já lão vão umas valentes semanas em que o alfa não chegava no horário como aconteceu na passada sexta-feira"?
    Gorby 2 - Jmagalha 0

    3- "mas será que ele não têm mais nada que fazer" não seria antes "mas será que ELES não têm mais nada que fazer?"
    Gorby 3 - Jmagalha 0

    4- "Gajos que devem surdos porque eu com os meus auscultadores ia a ouvir a musica dele" não seria ""Gajos que devem surdos porque eu com os meus auscultadores ia a ouvir a musica DELES"?
    Gorby 4 - Jmagalha 0

    5- "Esse não teve ela pena" não seria "DESSE não teve ela pena"?
    Gorby 5 - Jmagalha 0

    f**** Quim (não o comboio) depois queixas-te que o toucinho tem bicho? É só erros pá.... começa a ler duas vezes s.f.f.!!!

    Nota final: insuficiente -

    Um Baraço! (ou seria um abraço?)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. baco_3 disse...
    Bem...lamento desanpontar-te mas um gajo maior que eu é quase impossivel, lá o suar desde que haja ar condicionado tudo bem senão também levas comigo.

    Enfim, é o país que temos.

    Gorby ( Ai ai ai ) quem ri por último ri melhor...

    "2- "e já vai umas valentes semanas, que o alfa na passada sexta-feira chegou no horário!" O quê pá! Não quererias dizer.. "e já lão vão umas valentes semanas em que o alfa não chegava no horário como aconteceu na passada sexta-feira"?
    Gorby 2 - Jmagalha 0"-Não o que julgo que ele queria dizer era "e já lá vão"Baco_3: 1 Gorby: 1 Jmagalha: 0

    4- "Gajos que devem surdos porque eu com os meus auscultadores ia a ouvir a musica dele" não seria ""Gajos que devem surdos porque eu com os meus auscultadores ia a ouvir a musica DELES"?
    Gorby 4 - Jmagalha 0 - Não o que julgo que ele queria dizer era" Gajos que devem SER surdos" Baco_3: 2 Gorby: 2 Jmagalha: 0

    Nota final para os dois: insuficiente -

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Caro Gorby ... até apontei aqui na folha para te responder :)

    1 - Nas duas viagens passo mais de 6 horas por semana enquanto tú não! Jmagalha: 1 - Gorby: 0

    2 - Foi uma gafe que acontece aos melhores ... foi a pressa. Baco_3: 1 - Jmagalha: 1 - Gorby: 0

    3 - O teclado traiu-me!

    4 - Baco_3: 2 - Jmagalha: 1 - Gorby: 0

    Parece-me que estes gajos agora viraram (se quiserem interpretar pelo lado indecente podem faze-lo!) professores de português! Ai o caralh*! Parece-me que vou ter de ler o escrevo antes de publicar apartir de agora!

    ResponderEliminar