quinta-feira, 12 de março de 2009

Recordar tempos de Faculdade ...

Pois é ... parece que a inpiração está cá ... vou aproveitar o dia de hoje porque não sei quando é que ela vai voltar.

Hoje em conversa de final de almoço veio à baila (sim lisboetas, baila é um termo que existe ... ) o tema dos tempos de faculdade, hà velhos tempos e que saudades ...

Sempre parece que valeu a pensa ter ido estudar para aquela terra magnifica de Vila Real e majestosa universidade UTAD, mais que não seja pelo tamanho das boas recordações.

Tinha eu 18 aninhos (ui que já passou tanto tempo) e acabadinho de terminar o 12º ano, nos tempos que não nos preocupavamos em ter de entrar para medicina como hoje em dia e nem sequer passavamos tempo a estudar não para os exames nacionais como hoje mas sim para as especificas feitas pelos professores catedráticos em que tirar uns 20% já era uma vitória e uma excelente nota. Eram tempos ... agora interessa é passar as crianças não interessa como, mas passar, bem mas isso é outro tema para um outro dia. Bem mas lá fui eu inscrever-me sempre com o pensamento no que a minha mãe pediu (podias ir aqui para Guimarães ficavas mais perto de casa e podias ficar em casa, sim porque ela é uma mãe galinha) e quando fui me inscrever coloquei em penultimo lugar, pois assim sabia que ia para outra cidade, crescer como pessoa e como responsabilidades algo que me ajudou imenso e no que me tornou no que eu sou hoje(seja lá o que for). E isto é algo que aconselho a toda a gente, sair de casa para se aprender muito vivendo sozinho e longe das mordomias de viver com os pais.

Entrei em Vila Real e no magnifico curso de Engª Eletrótecnica. Ia ser Engenheiro carago! carago não carago ! mas não como o socrates .. este foi tirado com merito :)

Agradecimento à minha madrinha de praxe a Sandra que me levou às matriculas, coitada da minha mãe novamente que sofreu ao verem praxar... mas pronto ia ser a sina dela sempre que ia a Vila Real ia-me ver em situações consideremos ... engraçadas ...

É melhor começar a reduzir a descrição senão isto vai ser um testamento.

Bem nos melhores momentos tenho alguns .. espero que os meus pais não vejam isto senão tou tramado no minimo.
- Primeiros dias de praxe ... Convite para ir a casa de um colega, caloiro também, para ir beber uns copos com os companheiros... Bem para já o lugar era o dormitorio da GNR, sim da Guarda Nacional Republicana .... Comecei bem ... foi aí que apanhei a primeira borracheira, e unica, de chamar o gregorio.

- A chegada a casa depois de uma semana desaparecido do companheiro de casa com um penteado à professor pardal (que passou a ser o nome de praxe).

- Os bons tempos passados com as nossas amigas do 2º Esq. Sim só amigas ... bons tempos juntos de amizade, nada de pensamentos pecaminosos.

- Os tempos de tuna (Os Reais Toneis Academicos)... as actuações, os ensaios, as seranatas ... Bem acho que o nome diz tudo, mas para quem não souber o que é um Tonel que clique aqui

- Aí as noites .. isso é que era ... grande andromeda com as as noites dos anos 80, as quintas feiras com as noites de bar aberto para elas (obvio que era para nós também, elas traziam para nós). Até já tinhamos delineado para cada dia cada bar/disco (ritmim, bar do rugby, copos bar, andromeda, etc ...). Para não falar que quando vinhamos a chegar da andromeda, sempre cedinho.. umas 8 da manha, passavamos pelo quartel do exercito para insultar os gajos de sentinela que não se podiam mexer, mas eles lá faziam uns gestos com os dedos :)
Mas o pior era depois voltar a casa, não por voltar mas sim porque era à sexta feira ao inicio da tarde e depois de uma noite dura como eram aquelas. Experimentem fazer a viagem de autocarro quando ainda não havia autoestrada a ligar o IP4 e já me compreendem.

- A semana académica ... várias recordações, os concertos dos Xutos, Quim Barreiros (nosso padrinho da Tuna), as amarguinhas ... nessa altura eram todos bons grupos, também com os copos que já estavamos nem ouviamos. mas na semana academico porreiro era o cortejo, que grande bezana que apanhava ( mais uma), honestamente acho que só me lembro da saida do cortejo (mal era também, ainda estava a começar) e de passar junto aos meus pais, onde mais uma vez a coitada da minha mãe, de toda a gente que foi ver, era a unica que o achava bonito, nem tú Nanda (que devias achar mais que não fosse por eu ir nele). E claro da pergunta da nossa amiga "Hum ... sabe bem, que marca de cigarro é esta?" (private joke)

- E por ultimo, aquilo que mais saudades e recordações tenho é sem dúvida dos tempos passados com os amigos, porque ali tinha o verdadeiro sentido de amigo, a beber umas cervejinhas (Super Bock claro!) sentados nas esplanadas a conversar sobre banalidades e a apreciar as belas vistas que existiam na cidade!

Bem acho que exagerei neste ... desculpem ter sido longo, prometo tentar diminuir para a proxima.

Um abraço,

6 comentários:

  1. Já começo a ter vergonha ( só eu é que te escrevo ), mas ( e vou tentar na tua lingua ) oube lá carago andastes numa tuna e oubias as amarguinhas tá bonito tá...

    ResponderEliminar
  2. É pá, o só tu é que escreves deve ser porque ninguem me liga ... quanto ao resto, é verdade andei numa tuna e eu não disse que ouvia amarguinhas ... mas sim que ia ao concerto.

    ResponderEliminar
  3. Ninguém te liga?!!
    Aqui a amiga sentimentalista já leu a actualização :)
    Muito me contas!!!!

    ResponderEliminar
  4. Amiga, é sempre um prazer contar com o teu apresso ...

    ResponderEliminar
  5. Amigo, vais de mal a pior, primeiro ESCUTEIRO e depois da TUNAAAA???? Ai como tu andas! Olha lá, primeiro gostei muito dos teus textos (tás feito um bloguer!!) mas agora andares para aí a escrever que foste da tuna esquece... tocavas tambor na claque do Famalicão e agora fui da Tuna... deves te achar o Tony Carreira!
    Abraço amigo !

    ResponderEliminar
  6. É pá .. essas verdades não são para se dizer, mas eu juro que quando o porto lá ia jogar eu os insultava do pior e ate lhe atirava com as baquetas do tambor, o tambor não porque era dos ecuteiros :)

    ResponderEliminar